Acabo de vir do cinema, de assistir a estréia mundial de Batman X Superman, A Origem da Justiça.
Por onde começo?
Vou tentar do começo.
Como fã, desde que me conheço por gente, digamos 3, 4 anos de idade do Homem Morcego, tento, dentro do possível acompanhar tudo que posso, TV, Cinema, Quadrinhos...
Mas como não sou mais assim tão novinho, e na idade de jovem o cinema não era assim tão "espetacular" e os estúdios não descobriram esse nicho de faturamento, e até creio que com os avanços dos recursos digitais, hoje seja bem mais fácil produzir filmes de super heróis, porque convenhamos, os efeitos eram toscos demais, ouve esse boom de DC e Marvel nas telonas.
Voltamos ao Batman e Superman, nas telonas, os filmes dos anos 80, 90 de Batman quase afundaram o personagem de vez, sepultando-o a um ostracismo quase que definitivo pelos fiascos de Tim Burton, Michael Keaton, digamos que pela ausência de muitos anos nas telas, até que deu pro gasto, e quase nos fez contentar com os dois poe ele produzidos.
Quando pensamos que Batman iria decolar, veio Joel Schumacher e Val Kilmer....credo...que horror... Um Batman afrescalhado, beirando sair do armário como muitos creem ser essa a "tendência" do mascarado. Não deu nem pro gasto...
Passado uns anos, veio novamente Schumacher com nada mais nada menos que George Clooney, que se poderia até esperar alguma coisa boa pelo ator que ele certamente é, bom simplesmente um horror, um filme de roteiro pra lá de ruim, eu teria escrito um bem melhor, e a pá de cal, uma Batgirl, mais e muito mais para Fatgirl, Esse filme ganhou com folga o "Framboesa de Ouro" como o pior filme de super heróis de todos os tempos, sim, foi simplesmente um horror.
Para terem uma ideia, sou hiper fã e NÃO comprei nenhum dos 4 dvds, não teria como assistir a qualquer um deles novamente...
Ficamos órfãos por muitos anos e sem nenhuma expectativa de rever o filho de Gothan novamente tão cedo.
Mas, em 2005, veio então Batman Begins, com a direção pra lá de competente de Christopher Nolan, que acertou em tudo, no Homem Morcego, Cristian Bale, roteiro de primeiríssima, contando a história desde o início, que já conhecia dos desenhos de Batman a Série Animada, sabemos de como foi treinado pelo Ra's Al Ghul. Explorou outros vilões, até então pouco conhecidos, como O Espantalho.
O Batmóvel, de maravilhoso desing, e sem falar de mostrar a amizade de Bruce Wayne com Lucius Fox, nada mais nada menos dando vida ao personagem Morgan Freeman.
Resumindo, o filme foi perfeito!
Veio logo em seguida, Batman Returns, com o Coringa matando a pau, levou o Oscar, interpretado brilhantemente pelo ator Heath Ledger.
Ah sim, Michael Caine na pele de Alfred, como bom e legítimo britânico, fechou todas. Mais uma vez, Nolan, acertou no roteiro, marcava assim 2 x 0 fácil...a coisa tava novamente nos eixos...
Terminou a trilogia com Batman O Cavaleiro das Trevas Ressurge, bom, sabe o datado aquele de "fechar com chave de ouro", na boa, nunca se encaixou tão bem tal frase.
Bane o vilão, me fez esquecer o Coringa, que era até então sempre meu preferido, varias bonecos, quadros e até fantasias sempre usei dele, me fez virar casaca, Bane, sua ideologia, seus "princípios" como criminoso me convenceram. Esse filme, dos três, foi o que mais assisti, disparado, só no cinema foram 6 vezes.
Estávamos então, fãs do Homem Morcego, de alma lavada, e sim, mas com muito, mas muito gostinho de "quero mais". Ver na direção de Nolan, um Charada, Pinguim, Scarface, Chapeleiro e por ai vai, e sempre com um sonho, um desejo na verdade, quem sabe um dia...
2012...2016... quatro anos...Batman x Superman, primeira sessão, primeiro dia, cheio de dúvidas, mas muito ansioso, nervoso na verdade.
Os corredores do shopping lotado, ingressos esgotados, filas e cheiro de muita pipoca no ar, pessoas com camisetas, de todas as idades, copos de Coca-Cola na mão...
Como se isso não bastasse, a outra novidade, em 3D!
Bom, não tem como voltar atrás, a porta se abre, entramos, meu filho e eu e vou pela primeira vez leva-lo a conhecer Gothan City.
O filme começa, logo nos primeiros minutos, percebe-se que não é filme "infantil", tiros, terroristas, mortes...o mundo real, com dor, perdas, insegurança, mas quem sabe eles com mais sorte, esperança.
Fiquei desde que divulgado o nome do novo Batman, Ben Afleck, com não um e sim dois pés atrás, tava traumatizado com Keaton, Kilmer, Cloonei e aceitei de imediato Bale como o "verdadeiro" Batman.
Afleck vindo de algumas comédias, filmes água com açúcar, sério, tinha lá meus receios.
Mas ele está muito bem no papel, me convenceu seja como Bruce Wayne ou Batman, o filme mostra rapidamente, mas sem faltar detalhes a morte de seus pais e de como tornou-se o Batman.
Esse em especial, mais violento que o de Nolan, mais disposto a usar armas, matar, e com um ódio muito grande dentro de si pelos que fazem mal a sua Gothan.
Já Superman, segue o mesmo ator, Henri Cavill, não fui pra ver o Superman, kkkk, mas tá bem no papel sim.
A grande surpresa foi ver um Alfred mais "dinâmico", mais operacional, com perfil parecido de outra série de desenho que tenho onde nesta, Alfred seria um ex agente do I6.
A interpretação ta bem nas mãos de Jeremy Irons, não o fazendo assim tão "paizão" do Bruce.
Quem curte super heróis, podemos ver alem da Mulher Maravilha, que também está no filme, aliás, bonita umas quantas vezes, Gal Gadot, um arquivo onde mostra outros da "Liga", mas que não aparecem a não ser em rápidos segundos o que leva a crer que uma continuação está engatilhada, como Flash e Aquaman.
O Batmóvel, aparece um bom tempo, não é meu preferido, não desbancou o do filme de Nolan, mas é legal.
Mas, .... mas... na minha opinião o grande "erro" do filme foi Lex Luthor.
Erro grosseiro de ator, deveria ser mais velho, e erro gravíssimo de "direção", sim, direção e interpretação.
O ator Jesse Eisenberg, encorporou Ledger, sim, Lex Luthor não foi Lex Luthor e sim Coringa! Um erro, uma pena.
O ator quis ser Coringa e o diretor deixou passar. Não combina, ficou caricato demais, Lex não é igual ao Coringa.
Quem chega no meio do filme, e vê Luthor no meio de uma cena, jura ser o Coringa sem pintura.
O vilão, além de Luthor, também não foi do meu gosto, poderiam ter escolhido outro, ou outra "coisa", não gostei mesmo.
Depois então de quase se matarem, Batman e Superman, juntam forças e resolvem salvar o mundo.
Ação até o final, o filme acaba e....
Pessoas frustradas assim que começam entrar os caracteres....
Porque?
Não posso contar, seria maldade demais pra quem não viu o filme...
Pra terminar, a trilha sonora nada mais nada menos que nas mãos de Hanz Zimmer, não preciso dizer mais nada.
Se és fã de Batman, Superman, revistas em quadrinhos, um filme obrigatório.
Se não és assim tão fã, olha, te recomendaria mesmo assim, o filme de deixará em duas horas e meia, te convidando a quem sabe conhecer um pouco mais deste mundo nerd, que sim, tenho orgulhão de ser e fazer parte, é bom demais, mas, assim como Star Trek, ou se ama sem saber explicar ou...bom, ou quem sabe teu lado criança tenha ficado em algum lugar dentro de você que é uma pena não se dar essa oportunidade de sair desse ser hoje um "adulto" e poder sair de tudo, de tantas coisas, crise, política, doenças, perdas e sim, trocar de olhos, sim, se permita a ver com aqueles que quem sabe acreditava em tantas outras coisas diferentes das de hoje e que prendia uma toalha no pescoço e corria com uma capa, seja do Batman ou Superman, e acreditava que o mundo num futuro seria quem sabe bem melhor...
Se fores assistir a Batman X Superman, te dou um conselho:
Convide a criança que existe em você e bom filme...tenho certeza que vocês dois merecem essa chance de reencontro e quem sabe se divertirem muito.
Em tempo, observem as pessoas que estão na fila, nas cadeiras, dentro da sala de cinema...se perceberes de como somos, quem sabe poderás vir a gostar e fazer parte do nosso mundo...
Vale a pena tentar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário